Dicas para se exercitar com a família em qualquer lugar

Com maior tempo de convivência com a família, treinar juntos é uma maneira de aproveitar um tempo de qualidade e gastar energia de todos

Foto: Freepik
Foto: Divulgação


Fazer exercícios físicos regularmente é um hábito saudável que pode trazer benefícios por toda a vida. Por isso, ao ter filhos, é recomendável inseri-los o quanto antes em um estilo de vida saudável. “Treinar em família traz muitos benefícios: é uma maneira de todos se relacionarem através de uma experiência compartilhada, incentiva as crianças a gastarem sua energia de maneiras positivas, ajuda a criar autoconfiança e pode ser uma grande diversão, tanto para os pais quanto para os filhos”, conta Thomas Falda, especialista em treinos.

Os adultos geralmente encaram os exercícios físicos como um esforço, mas as crianças podem ver os treinos como uma nova oportunidade de diversão a ser explorada. “Ao fazer exercícios com a família, a ideia é manter o ambiente divertido e sem pressão”, recomenda Thomas Falda, que ainda orienta: “Separe um tempo específico para o treino em família, envolva seus filhos no planejamento da atividade e misture jogos, brincadeiras e exercícios de treino mais tradicionais”.

Confira algumas dicas para se exercitar dentro e fora de casa, e aproveitar as sessões de treino em família como momentos que podem gerar ótimas recordações:

1. Começar com aquecimento e terminar com desaquecimento

Independentemente do plano para o treino em família, é interessante criar o hábito de fazer um aquecimento antes da atividade principal e um desaquecimento depois, conta o especialista de Freeletics. Isso evita lesões durante os exercícios e favorece uma recuperação rápida posteriormente. Além disso, para as crianças, mostra que as atividades seguem uma estrutura, dando a sensação de início, meio e fim.

Exercícios simples como pulos no lugar ou polichinelos são excelentes opções para aquecimento e, para o desaquecimento, alguns alongamentos, como o de ombros, braços ou alcançar os dedos do pé. “É uma ótima oportunidade para ensinar às crianças a importância desses movimentos.”, conta Falda.

2. Envolver a família em brincadeiras simples

O pega-pega, por exemplo, é uma brincadeira clássica que diverte a família inteira. Além de ajudar as crianças a desenvolver foco, reflexos e a resistência respiratória de todos.

A dança é outra maneira da família se envolver ativamente com uma música que todos gostem. Escolham em conjunto algumas músicas agitadas e faça uma “festa dançante”, na qual todos fazem seus próprios movimentos de dança enquanto a música está tocando.

Por fim, os treinos em família são ótimas oportunidades para ensinar aos filhos exercícios básicos com peso corporal que todos podem fazer juntos. Entre eles estão opções como abdominais, agachamentos, flexões entre outros. “A atenção deve ser redobrada com a execução do movimento correto”, explica o especialista em treinos.

“Incluir essas ideias nos treinos traz vários benefícios, elas ajudam seus filhos a entender o que é uma boa execução, além de deixá-los acostumados com os exercícios que poderão usar nos treinos à medida que crescerem, para que o básico pareça fácil e familiar quando estiverem maiores”, completa ele.

3. Brincadeiras com objetos

Com alguns objetos, como bola, ou corda de pular a gama de exercícios lúdicos aumenta muito. Ver quem consegue pular corda mais vezes sem errar, ou fazer uma pista de obstáculos e cronometrar o tempo que cada um leva para conduzir uma bola por ela são algumas sugestões de Thomas Falda. A ideia é ser criativo para que todos se divirtam enquanto se movimentam o máximo possível.

Outra alternativa bem interessante para filhos de todas as idades é uma caça ao tesouro. Simples de fazer, basta esconder alguns itens com pistas e acompanhar as crianças em um passatempo que trabalha o corpo e mente.

4. Aproveitar ao ar livre

Treinar em família também pode ser tão simples quanto sair para fazer uma caminhada, corrida ou passeio de bicicleta pela natureza. É uma maneira fácil de envolver todos em uma prática de cardio, passando tempo juntos enquanto desfrutam do meio-ambiente. Estudos demonstraram que passar tempo na natureza melhora o humor, reduz o estresse e pode aumentar os níveis de vitamina D em dias ensolarados.

Planejar um trajeto na sua vizinhança ou em áreas verdes locais é um ótimo começo.