Yoga durante o home office alivia as dores nas costas

Aumento das tarefas domésticas, ausência de atividade física e crises de stress e ansiedade são responsáveis pelo aumento das pesquisas pelo termo

Foto: Reprodução


A expressão “dor nas costas” aumentou nas pesquisas do google nos últimos meses no Brasil. O pico nas buscas aconteceu no dia 28 de março e até o dia 31 de maio a busca continuou em ascensão e chegou a 97% de aumento, de acordo com o Google Trends, o serviço de análise de tendências do buscador. Em contrapartida, a busca por atividades físicas também aumentou, neste mesmo período, o termo “Yoga”, por exemplo, atingiu o pico de 100% nas buscas entre o dia 22 e 28 de março e continua sendo muito procurado.

Priscilla Leite, professora de yoga e criadora do canal Pri Leite Yoga no Youtube e da Plataforma Girassol Yoga acredita que o aumento se deu pelo fato do acesso às atividades físicas estarem mais restritos, aumentando automaticamente a necessidade de consumir algo online. Isso sem falar dos benefícios mentais que a prática proporciona. “O Yoga nos convida a ter um estilo de vida mais saudável e amoroso. Principalmente nos dias atuais, prazer e criatividade são partes fundamentais para uma vida mais equilibrada” - garante.

Ainda neste período, a youtuber viu os seus números de inscritos saltar de 310 mil para 622 mil durante essa quarentena; em janeiro a média mensal de visualizações era de mais ou menos 713 mil visualizações, em março esse número subiu para 1.716, 661 milhões e em abril o número chegou em 3.211, 830 milhões de visualizações. “Nossa comunidade não para de crescer e isso está ajudando as pessoas a se manterem firmes em seu propósito. As pessoas seguem conectadas não só através da Internet, mas sim, unidas por algo maior e mais profundo, o estilo de vida” - resume Pri Leite.

Sobre as dores, a professora garante que a prática de yoga também pode ser muito benéfica para quem está de home office e pode acabar sentindo os impactos de não ter uma mesa ou cadeira confortáveis para trabalhar e estudar nesse período. “A combinação única da respiração e das poses de yoga auxiliam na diminuição da frequência cardíaca, e o corpo entra em um estado de calma que nos dá a força psicológica para superar o estresse e a ansiedade. Além disso, essas posturas também ajudam a alongar e fortalecer igualmente os dois lados do corpo, e muitas dessas asanas se concentram nos cuidados da coluna vertebral ajudando a aliviar e reduzir as dores nas costas” - afirma Priscilla.