A história do cachecol clássico de cashmere

Modelo icônico da Burberry é confeccionado em uma tecelagem familiar na Escócia

Cachecol de cashmere
Foto: Reprodução


O cachecol clássico de cashmere, um dos modelos icônicos da Burberry, é confeccionado em uma tecelagem familiar na Escócia, com uma junção de procedimentos inovadores e técnicas tradicionais.

A confecção do cachecol começa com a chegada da cashmere pura às tecelagens. A cashmere mais macia e de mais alta qualidade é a base do  cachecol da Burberry. A cashmere é retirada da barriga da cabra, sendo que cada uma produz uma quantidade suficiente para fabricar um cachecol. A qualidade da cashmere é definida pelo diâmetro e comprimento de suas fibras, rigorosamente testadas com um método tradicional de escovagem à mão para garantir a mais alta qualidade.

Os cachecóis são lavados em águas próximas à tecelagem antes de serem escovados com cardos naturais, conferindo a textura macia que os caracteriza. Mais de 3 mil cardos levantam delicadamente as fibras da superfície do tecido e são trocados à mão mensalmente, um a um.

As franjas representam uma arte precisa e são criadas com um processo chamado purling. Os fios são torcidos em uma máquina que adiciona tensão com movimentos de vai e vem. O cachecol é confeccionado por 18 artesãos e todos são meticulosamente examinados em cada fase para garantir a mais alta qualidade.

Os cachecóis de cashmere representam os valores de design e artesanato da marca, proporcionam uma excelente proteção contra as intempéries e são reconhecidos mundialmente. Artesãos experientes de duas conceituadas tecelagens nos municípios de Ayr e Elgin confeccionam os cachecóis de cashmere com técnicas especializadas transmitidas de geração em geração. Os cachecóis são tecidos em teares tradicionais, lavados em águas de mananciais escoceses e meticulosamente acabados, mediante processos manuais e mecânicos.

Todos os modelos podem ser personalizados com monograma, como parte de serviço de personalização na loja e online. Os cachecóis e echarpes de cashmere podem ser personalizados com um monograma de até três letras, em mais de 30 tonalidades complementares e contrastantes de linha. As iniciais podem ser bordadas em dois tamanhos de fonte para uma personalização completa.