Home office: veja dicas para evitar dor nas costas na quarentena

Cirurgião de coluna afirma que é importante ter um espaço de trabalho para sentar e se acomodar adequadamente

Escolha da cadeira é um ponto importante para o local de trabalho em casa
Foto: Pixabay


Ficar em casa é crucial durante o período de quarentena para evitar o risco de contrair o coronavírus. Entretanto, por mais que seja uma boa ideia permanecer dentro de casa nesta pandemia, também existem algumas consequências, já que as atividades são limitadas e estimulam o sedentarismo. Um estilo de vida sedentário é ruim para a coluna e pode causar dor.

O cirurgião de coluna René Kusabara, recomenda algumas medidas simples para garantir uma quarentena sem dor nas costas, como estar ciente da posição ao sentar. Ainda segundo ele, é importante ter um espaço de trabalho para sentar e se acomodar adequadamente. Uma boa cadeira é melhor que o sofá, a cama ou mesmo a cadeira da sala de jantar, pois eles não têm um suporte adequado para as costas e causam tensão local depois de algumas horas. É interessante, segundo o cirurgião, conseguir uma cadeira de escritório com apoio dos braços e na região lombar.

Quando ficar sentado, também é importante manter os joelhos alinhados aos quadris para obter suporte e equilíbrio adequados e colocar um apoio nos pés para que eles não fiquem elevados do chão. Segundo o cirurgião, o apoio na parte inferior das costas também é muito importante.

Esta área é a localização da coluna lombar. A parte inferior das costas é curvada para dentro, pois é o centro de gravidade do corpo, suporta o peso da parte superior do corpo e facilita a mobilidade e a estabilidade. Ficar muito tempo sentado ao trabalhar em casa pressiona excessivamente a coluna lombar, podendo causar dor. O ideal é utilizar uma cadeira com apoio lombar, porém uma almofada de apoio provisório pode ajudar a aliviar parte da pressão na parte inferior das costas, evitando que a dor se espalhe para o resto das costas, ombro e pescoço.

 

Aliviar a dor nas costas com exercícios simples

Existem exercícios fáceis para aliviar a dor nas costas, como flexões parciais, alongamentos das costas e dos músculos isquiotibiais que ficam atrás da coxa. Além de fortalecer os músculos das costas, também é necessário trabalhar os músculos abdominais. Os exercícios centrais mantêm as costas flexíveis, mantêm o equilíbrio e fortalecem os músculos para controlar e proteger melhor a coluna vertebral. É interessante aquecer e relaxar antes e depois do treino.

A Organização Mundial da Saúde recomenda um treino moderado de 150 minutos semanais para manter seus objetivos de atividade física. Além disso, fazer pequenas pausas ao ficar sentado por muito tempo. Ficar ativo ajuda a manter os músculos saudáveis e fortes. Quanto mais fortes forem os músculos, mais bem preparados eles estarão para suportar o peso do corpo, muitas vezes aliviando o peso dos delicados componentes da coluna. Reduzir o estresse e a tensão também diminui o risco de dor.

Além disso, permanecer ativo ajuda a manter os tecidos moles da coluna e ao redor dela mais saudáveis. Os discos entre as vértebras, ligamentos, cartilagem e músculos foram concebidos para serem capazes de flexionar, ceder e se mover. À medida que nos tornamos mais sedentários, eles tendem a ficar mais rígidos, resultando quando tentamos fazê-los se mover novamente.

Fonte: Estadão Conteúdo